CARTÃO CINZA

Padrão

O que é?

O cartão cinza é uma ferramenta que ajuda o fotógrafo no acerto do balanço de branco da imagem e também para uma fotometria mais precisa dos assuntos a ser fotografados.

Ele é um cartão cuja impressão em cinza representa o que chamamos de tom médio, ou seja, a metade (50%) da escala de cinza. Este acessório também é chamado de Cartão cinza 18%, mas cabe ressaltar que esta não é a escala de cinza e sim a quantidade de luz que ele reflete.

download

Quando usar?

Nem sempre você vai encontrar no ambiente onde você está um tom neutro onde o balanço de branco personalizado possa ser executado, por isso usamos o cartão para fazer essa medição.

Por que usar?

O uso deste recurso traz basicamente 2 benefícios:

Você irá economizar muito tempo com pós produção, sem a necessidade de ajustar cada imagem.

Você poderá fazer processamento das imagens em lote quando as foto forem tiradas na condição mesma luz.

Como usar?

É só acionar o recurso na câmera, apontar a câmera para o cartão de modo que ele preencha toda a cena e fazer a medição. É importante que o cartão esteja sendo iluminado pela mesma luz que vai ser utilizada no ensaio. Assim se obtém um balanço de branco personalizado e preciso para aquela cena.

Outra forma é definir o balanço de branco no pós-processamento, mas isso só se torna perfeito se você estiver fotografando em RAW. Coloque o cartão cinza no ambiente em que vai fotografar ou peça para a pessoa que vai ser fotografada segurar o cartão e faça uma foto dela. Geralmente essa é a primeira foto do ensaio. Depois, ao abrir essa foto no Adobe Lightroom é só definir o balanço de branco através da ferramenta conta gotas e sincronizar essa definição para o resto das fotos.

thconcepcion_fig07

Onde encontrar?

Ele pode ser comprado em vários sites de produtos fotográficos, e existem até arquivos para serem baixados da internet e impressos em casa. Porém, como não precisamos apenas da cor cinza e sim ter um tom médio perfeito, os arquivos impressos em casa podem ser ineficientes para que a fotometria seja perfeita.

Mas afinal, o que é balanço de branco? 

É balancear as cores para que o branco seja representado como branco, mesmo que a pessoa fotografada esteja sendo iluminada por uma luz halógena.

O que é fotometria?

É medir a quantidade de luz necessária para que sua foto não fique nem subexposta e nem superexposta. A ferramenta mais acessível que temos para fazer a fotometria é o fotômetro que se encontra dentro de nossa própria câmera e que faz a leitura através da luz refletida do objeto. Também existem fotômetros externos que trabalham com a luz incidente, muito mais preciso. No caso de não ter um fotômetro que entra o cartão cinza.

Fontes:

http://meiobit.com/115067/cartao-cinza-um-brinquedo-quase-esquecido/

http://fotografoamador.net.br/equilibrando-cores-com-balanco-de-branco/

Deixe um comentário